quarta-feira, 28 de março de 2012

As empresas querem contratra cachorros

Basicamente, a Ciencia e Teoria do RH recrutador é a disciplina GESTÃO COMPORTAMENTAL DE PESSOAS. Sugiro que vc procure na rede e absorva seu jargão. Confesso que até era bom eu dar uma relida.

Eles estão se ligando muito aquilo de perfis. Portanto, para um perfil de chefia vc deve mesclar um pouco de perfil diretivo/objetivo  com uma pitada de apoiador. Se for cargo tecnico, perfil analista (. Quando vc dominar estes perfis, vc vai se pintar a vontade e se retratar como quiser para o entrevistador. E nunca carregar nas tintas, para nao virar estereótipo.

Nós já conhecemos estes perfis. Porém os RHs acham que enquanto descobriam a lei da gravidade, a humanidade descia das árvores. Por dominar estes conceitos estereotipados que eles querem transformar em ciência, você os leva onde quiser. "Veja, fulano é apoiador!" E por mais que você seja um César Bórgia de cinismo e desejo de auto-promoção, eles vao te considerar a Madre Teresa de Calcutá

Você  vai percebendo o perfil que desejam e vai jogando as pecinhas do quebra-cabeça conceitual para o RH fisgar, vai "cevando" a entrevista. Querem diretivos?Vai soltando conceitos de gente diretiva. Solta estes conceitos até nos testes psicotrópicos deles.

É importante tambem absorver o jargão da pirâmide de Maslow e sempre teclar na tecla de auto-realização atraves do trabalho. As empresas sonham em achar o "bom workaholic", que é como dar a bunda sem perder as pregas, é o almoço grátis que não existe. "Eu trabalho demais e sou feliz assim". Ainda que seja um disturbio mental, é isso que as empresas querem.

E como "motivação" é impossivel, é importante se dizer "auto-motivado". As empresas adoram empregados auto-motivados, porque todas fracassam em motivar. Tem de se fingir de cachorro. Ele sempre vem abando o rabo e feliz por mais porrada e desprezo que levou do dono na véspera. É... as empresas deviam contratra cães não homens. São auto-motivados, tem bom humor, desenvolvem senso de dever, são leais (nunca vi cão mudando de dono), suportam muito bem maus-tratos e tem um senso de territorialidade incrivel, resistem ao tédio, exigem pouco de pagamento, e dao a vida para proteger seus donos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário